Quando usuários fazem mal uso no envio de e-mails, automaticamente são considerados como SPAM, isto é, e-mails não solicitados- uma prática muito ruim no ambiente virtual.

Para evitar que isso ocorra confira algumas práticas positivas:


 

Pontos de atenção na criação de e-mails

 

 

Remetente e destinatário

  • - Utilize domínio próprio (ex: contato@seudominio.com) ao invés de contas gratuitas para envio de e-mail, isso evitará que o conteúdo do e-mail seja taxado como spam;
  • - Não insira muitos destinatários em uma única mensagem, como também não utilize o campo em cópia (Cc) - pois expõe endereços de outros usuários e consequentemente reduz o seu spam score.

 

Assunto do e-mail

  • - O preenchimento desse campo deverá sempre se referir ao conteúdo do e-mail enviado, dessa forma, o destinatário terá a opção de não abri-lo caso o assunto não seja do interesse dele;
  • - Evite utilizar palavras relacionadas a spam, como "Trabalhe em casa", "Clique aqui", "Ganhe dinheiro online" e etc;
  • - Evite usar letras maiúsculas e exclamações, opte por inserir um assunto simples e objetivo.

 

Conteúdo da mensagem

  • - Não utilize cores e fontes muito diferentes, pois chamam a atenção para o conteúdo de forma negativa. Use uma mesma fonte e destaque palavras ou frases relevantes em negrito;
  • - Atente-se para a gramática utilizada nas mensagens, pois e-mails com erros gramaticais não trazem confiança ao usuário, gerando uma reputação negativa;
  • - Tome cuidado com envio de mensagens com pouco texto e com excesso de imagens, pois elas não são exibidas por padrão definido na maioria das plataformas de e-mails, isso fará com que o usuário tenha que optar por “Mostrar imagens no cliente de e-mail” , acarretando em uma possível redução no spam score;
  • - Excesso de links não são bem vistos pelos usuários, isso reduz a credibilidade do conteúdo;
  • - Em geral envio de e-mail com anexos são tidos como negativos pelos filtros de spam, por esse motivo evite-os. Procure enviar o arquivo para o servidor de hospedagem e insira o endereço gerado no conteúdo da mensagem.

 

Envio de e-mails

  • - Não reutilize listas de divulgação existentes de determinados serviços, mesmo que sejam da mesma empresa;
  • - Envie e-mails somente para usuários que optaram pelo cadastro na lista de divulgação de produtos e/ou serviços.
  • - Sempre respeite as escolhas dos usuários em formulários de cadastro, como também respeite as decisões de descadastramentos de listas.

 

Cinco configurações técnicas necessárias

 

1Habilite as regras de SPF no servidor, essa tecnologia colabora para combater a falsificação e evita que outros servidores enviem e-mails não autorizados em nome do seu domínio.

Por padrão os Planos P, M, Business, Turbo e Plus já estão habilitados através do SPF. Caso o plano não esteja habilitado, confira como criar uma chave SPF.

 

2Habilite a opção DKIM, ela garante que as mensagens recebidas não sejam modificadas e permaneçam com o mesmo remetente, ou seja, ajuda a reduzir o índice de e-mails enviados para a caixa de spam.

Por padrão o autenticador DKIM está habilitado para os Planos P, M, Business e Turbo.

 

3Em envios de e-mails através de formulários, utilize a autenticação SMTP para que o remetente não seja classificado como desconhecido (Utilize a porta 587 ou 465 via conexão SSL).

 

4Utilize a funcionalidade Confirmed/Double Opt-In (Dupla confirmação), ela faz com que o usuário receba um e-mail de validação ao se cadastrar em uma lista de e-mail. Isso evita que o usuário seja cadastrado por terceiros e a lista de e-mail classificada como spam.

Esse é o método permitido para envio de listas de emails na Evolution Web.

 

5Não utilize os modos Single Opt-In (o cliente se cadastra em uma lista mas não recebe nenhuma confirmação para validá-la) e Opt-Out (o cliente se cadastra em seu site ou adquire algum produto mas não manifesta interesse em receber e-mails de listas).

 

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